quarta-feira, 5 de maio de 2010

Colhendo frutos


Pensei em milhares de formas de começar esse post.Talvez por ele ter sido muito pensado e aguardado,agora exteriorizar ficou difícil.
Ontem escrevi sobre minha relação sobre Deus e depois pensei que tinha deixado de fora um dado importante: sou muito ansiosa e tenho a tendência de planejar tudo e, conseqüentemente, me decepcionar também. Só que Deus sempre faz acontecer de um jeito inesperado e que no fim, era o melhor para mim.
Isso aconteceu quando surgiu a minha Síndrome do Pânico, pois eu me encontrava muito infeliz no trabalho, na faculdade, na minha vida e eu ,muito provavelmente,não iria mudar nada sem que algo mudasse primeiro.E mudou...e aí que eu não agüentei mais. O Pânico foi um alerta para eu olhar para mim e sair daquela situação. (Vez ou outra ele ainda dá as caras pra eu me lembrar de dar uma desacelerada)
Na compra do meu terreno que eu passei exatos 3 anos buscando,fiz milhares de contas,tirava daqui e colocava ali,visitei N lugares e o lugar que compramos foi muito melhor do que esperávamos, fez com que a aceitação fosse muito melhor e surgiu na nossa frente apenas 1 semana antes.
Enfim...nessa minha última constatação não foi diferente: Fui viajar na Páscoa e estava meio desiludida.As coisas tinham perdido o brilho.Viajar não era mais interessante,qualquer passeio não já não tinha mais graça.Simplesmente eu não conseguia me divertir mais como antes.Já havia percebido isso no Cruzeiro que eu fiz (que foi tão esperado) e eu fiquei de bode a maior parte do tempo,culpando uma TPM antecipada.
Sabia que era por conta do meu excesso de peso e minha constante (quase hipocondríaca) preocupação com a minha saúde, mas ficava circulando em volta do problema. Quando me batia o desespero, entrava numa restrição total, que acho que inconscientemente era até uma forma de punição. Anyway...Quando eu estava para sair de viagem, na Páscoa,minha mãe (nem lembro porque cargas d’água) tocou no assunto no Vigilantes do Peso.
E me deu um click.Fiquei com aquilo na cabeça e tive uns dias para pensar,fui absorvendo a idéia,realmente queria me comprometer.Então dia 06/04 eu fui.Me inscrevi,assisti a reunião e me pesei.Nas duas primeiras semanas quem mais reclamou foi o cérebro e não o estômago.Aquela ansiedade que eu não sentia há meses voltou como se fosse um raio na minha cabeça.E pouco a pouco tudo ficou muito claro para mim.Toda terça-feira eu sento lá e incrivelmente a orientadora fala exatamente o que eu preciso ouvir.É claro que estando todos no mesmo barco é fácil mas é simplesmente impressionante.
Na semana que eu estava mais preocupada com a minha saúde,ela explicou sobre como perder 10% do peso devolve nossa saúde e como caminhar nos torna mais saudáveis
Na semana que eu havia enfrentado uma barra com uma certa pessoa que insiste em me desanimar e me diminuir,ela alou sobre os amigos da onça e como trazê-los para perto (e eu consegui reverter a situação).
E ontem,que eu fiquei meio chateada por não ter atingido a meta que eu tinha me estipulado mensalmente,ela falou sobre motivação.Falou sobre jovens com síndrome do pânico,sobre aceitação...e ela disse uma coisa que foi simplesmente fundamental pra mim.
Durante o processo de emagrecimento dela,ela falou que demorou para assimilar que ela não estava de dieta,que ela não precisava ter um pratinho separado do da família e que várias vezes pensou em desistir.Só que ela chegava em casa e pensava: Agora para onde é que eu vou??
E isso fez com que eu tivesse certeza que eu não vou desistir. Porque simplesmente eu não tenho mais lugar nenhum para ir.
Não quis fazer desse blog um diário de emagrecimento, pois tive medo de falhar e de desistir. O tema principal dele é uma mudança que já aconteceu. Primeiro dentro de mim, para gradualmente acontecer por fora.
E hoje, exatamente 1 mês depois eu estou 8.800 kls mais magra e finalmente,em paz.

Nenhum comentário: